Consultório

Os nossos Rins 

Arminda Eiras | Enfermeira 

O que é a doença renal crónica?
Os nossos rins em numero par ficam situados mesmo por baixo das nossas costelas, para os localizar ponhas suas mãos sobre as suas ancas e deslize para cima ate encontrar as costelas. É aí que eles se encontram protegidos.

Como funcionam?
Diariamente o sangue é transportado pelas artérias renais até aos rins, aproximadamente a 1500 litros de sangue passam por eles onde são filtrados através de cerca de um milhão de pequenos filtros chamados nefrónios.
A maioria das doenças renais são causadas por lesões nos nefrónios que provocam o acumular de liquido e resíduos indesejáveis no organismo.
O seu sangue precisa de ser limpo e são os rins que tem como uma das principais funções filtrar e remover tudo o que não é desejável para o nosso organismo. Eles são uma central de filtração e limpeza muito importante do nosso sangue.
Outra função importante é manter o equilíbrio do volume de líquidos e minerais no nosso corpo

Porque falham os rins?
Existem varias razões, mas são na sua maioria a doença da diabetes, a pressão arterial alta. Temos também, entre outras, a poliquistose e a síndrome de Alpart transmitidas por herança genética.
A Diabetes (Tipo 1) significa que o nosso corpo não produz a insulina necessária para controlar o açúcar no sangue.
A Diabetes (Tipo II) Significa que o nosso corpo não utiliza corretamente a insulina produzida.
A Diabetes deve ser bem controlada para que o açúcar que começa a acumular no sangue não provoque lesões nos rins, que reduz a sua capacidade de filtração.
Tensão arterial elevada – Quando ocorre um aumento da pressão do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos dizemos que temos a “tensão alta” e esta vai danificar os pequenos vasos dos rins e alterar o normal processo de filtração.
A Poliquistose Renal – é uma doença hereditária que pode provocar formação de vários quistos nos rins que por sua vez conduz à doença renal. Há uma obstrução á normal saída da urina, há problemas congénitos como o estreitamento da uretra, cálculos renais, aumento da próstata nos homens e tumores.
Estes são problemas que podem levar a obstrução da uretra e criar dificuldade na mixam, refluxo da urina para os rins e podem levar a sua deterioração.
Infeções urinárias de repetição, amigdalites maltratadas são infeções que em nada contribuem para uma disfunção renal.
Glumerulanefrite, que nada mais é que uma inflamação das estruturas responsáveis pela filtração renal.
Esta é causada de diminuição de produção de urina provocando a presença de sangue ( mesmo que de forma microscópica) na urina

A doença renal
Os rins têm diversas funções para um funcionamento saudável do corpo humano, podendo afeta lo de diversas formas.
A doença renal crónica é de progressão lenta, sem dor na grande maioria dos casos (dizemos que é muda).
Os nossos rins vão se degradando e adaptando se á situação, apercebendo nos só, já em estádios avançados da doença.
Se tiver conhecimento de que é portador de alguma doença (híper tensão, diabetes…) identificadas como possíveis causa de doença renal cronica deve estar mais atento aos seguintes sinais:
Cansaço
Falta de força
Falta de apetite
Enjoo
Palidez cutânea (facilmente faz noda negra)
Comichão generalizada ou em zonas mais quentes do nosso corpo
Dificuldades em dormir em posição dorsal e cabeça baixa (só uma almofada)
Pés e pernas inchadas (dificuldade em dobrar os pés)
Olhos inchados sobretudo quando acorda
Falta de concentração, perda de memoria e insónias
Dores de cabeça frequentes
Pés e mãos dormentes

Consulta do Rim

A pensar em si, a NEFROVIDA disponibiliza, a partir deste mês de novembro, mais um serviço de qualidade superior: a Consulta do Rim.

Os nossos profissionais, Nefrologistas, estão à sua disposição para o/a receber, a fim de melhorar a saúde dos seus rins e da função renal.

Realizamos Check Ups renais, avaliação da condição de saúde renal cruzando com outras especialidades sempre que indicado.

Em parceria com a Sanfil Medicina, a Consulta do Rim tem acordo com ADSE, ADMG, IASFA, Médis, Multicare, Advancecare e muitos outros

Marcações

239 851 650
centro.especialidade@sanfil.pt
secretariado.smb@nefrovida.pt

Dia Mundial da Água

Ana Daniela Mendes | Nutricionista

A água é um bem essencial para toda a existência, pois a sua ausência inviabiliza a vida. É o constituinte mais importante do corpo humano, representando cerca de 60-70% da composição corporal, e o principal constituinte celular, para além de que é vital para plantas, animais e atividades essenciais à vida como a agricultura. Entre as suas funções destacam-se:

Ser componente do sangue e da linfa (transportador de nutrientes, hormonas e outros compostos);
Eliminar os resíduos metabólicos, através da urina;
Participar em reações metabólicas;
Participar nos processos fisiológicos de digestão e absorção (componente dos sucos digestivos);
Manter temperatura corporal.

Nesse sentido, durante a progressão da insuficiência renal os doentes são informados da importância do consumo adequado de água.

Contudo, quando os rins deixam de funcionar corretamente, a quantidade de urina produzida é reduzida, ou mesmo nula, pelo que quase tudo o que os utentes ingerem (alimentos e bebidas) é acumulado até à diálise seguinte.

Nestes casos, uma acumulação excessiva de líquidos origina hipertensão arterial, contribuindo para o aparecimento de insuficiência cardíaca com a consequente diminuição da qualidade de vida e da esperança média de vida, edemas (inchaço) e excesso de líquido nos pulmões. A sessão de tratamento torna-se também mais desconfortável e demorada. Assim sendo, o controlo da ingestão de líquidos é fundamental para evitar ganhos de peso entre diálises superiores ao desejado e as suas consequências.

A quantidade de líquidos permitida deve ser aconselhada pelo nutricionista pois varia de indivíduo para indivíduo e dependerá sempre do volume de urina diário, do peso seco, do aumento de peso entre diálises e da duração do tratamento dialítico.

Há casos em que os pacientes podem ter mais liberdade na ingestão de líquidos. Contudo, a maioria destes vão perdendo progressivamente a diurese residual, ou seja, não urinam. Nesse caso, estima-se que a quantidade de líquidos a ingerir seja de 500 ml + débito urinário das 24h.

É preciso notar que os líquidos estão presentes em todas as bebidas mas também em grande quantidade na fruta, nos hortícolas, em caldos, sopas, molhos e nos alimentos que são líquidos à temperatura ambiente como gelados, gelo, gelatina e pudins.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a controlar e limitar a ingestão de líquidos:

Usar uma garrafa pequena para um melhor controlo da quantidade ingerida ao longo do dia;
Usar chávenas e copos mais pequenos e beber em pequenos goles;
Escolher bebidas à temperatura ambiente;
Comer sopa apenas uma vez por dia (e limitar ao fim-se-semana);
Servir a sopa com consistência cremosa (coar os legumes após a cozedura e só depois passar com a varinha) ou comer com um garfo/servida com uma escumadeira;
Tomar a sua medicação com as refeições;
Em caso de diabetes, manter as glicemias controladas.

Para reduzir a sensação de sede, poderá o doente optar pelas seguintes estratégias:

Não se expor ao sol e manter-se em ambientes naturalmente frescos;
Evitar os alimentos com elevado teor de açúcar e sal;
Bochechar a boca com água ou elixir bucal;
Escovar os dentes mais vezes ao longo do dia;
Mascar pastilhas elásticas ou rebuçados sem açúcar;
Experimentar trincar meia rodela de limão – vai provocar uma sensação refrescante;
Evitar bebidas gaseificadas ricas em açúcar e/ou sal;
Evitar alimentos ricos em sódio (alimentos pré-confecionados, salsichas, enlatados, queijo, charcutaria);
Não adicionar sal aos alimentos e optar por ervas aromáticas e especiarias de acordo com as estações do ano.

CURIOSIDADE: O tema do Dia Mundial da Água de 2021 é “Valorizar a água”. Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Neste dia, realiza-se a campanha a H2Off – Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.